BOM

Jesus morreu numa cruz?

00:00
02:52

A resposta da Bíblia

Para muitos, a cruz é o maior símbolo do cristianismo. No entanto, a Bíblia não dá detalhes sobre o instrumento em que Jesus morreu, de modo que ninguém pode saber exatamente qual era seu formato. Mas na Bíblia há evidências de que Jesus morreu numa estaca, ou poste, e não numa cruz.
A Bíblia geralmente usa a palavra grega stau·rós para se referir ao instrumento em que Jesus foi executado. (Mateus 27:40; João 19:17) Embora essa palavra muitas vezes seja traduzida como “cruz”, diversos eruditos concordam que seu significado básico na verdade é “poste reto”. * De acordo com o Dicionário Vine — O Significado Exegético e Expositivo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento, stau·rós “denota, primariamente, poste ou estaca vertical. Em tais peças os malfeitores eram pregados para execução. O substantivostau·rós e o verbo stauroō, amarrar a uma estaca ou poste, devem ser originalmente distinguidos da forma eclesiástica da cruz de duas vigas”.
Além disso, a Bíblia usa a palavra grega xý·lon como sinônimo destau·rós. (Atos 5:30; 1 Pedro 2:24) Essa palavra significa “madeira”, “viga”, “estaca” ou “árvore”. * Desse modo, a The Companion Bible(Bíblia Companheira) conclui: “Não há nada no grego do [Novo Testamento] que sequer sugira duas peças de madeira.”

Usar a cruz na adoração é aceitável para Deus?

Uma crux simplex — termo em latim para um poste usado na execução de um criminoso
Independentemente de como era o instrumento em que Jesus morreu, os seguintes fatos e versículos bíblicos indicam que não devemos usar a cruz na adoração.
  1. Deus não aceita o uso de imagens ou símbolos em sua adoração, e isso inclui a cruz. Deus proibiu os israelitas de usar “a figura de qualquer símbolo” em sua adoração. (Deuteronômio 4:15-19) Do mesmo modo, os cristãos são aconselhados a ‘fugir da idolatria’. — 1 Coríntios 10:14.
  2. Os cristãos do primeiro século não usavam a cruz na adoração. * Todos os cristãos devem seguir o exemplo e os ensinamentos deixados pelos apóstolos. —2 Tessalonicenses 2:15.
  3. O uso da cruz na adoração tem origem pagã. * Alguns séculos após a morte de Jesus, as igrejas haviam se desviado dos ensinamentos dele e permitiam que os novos membros retivessem, “em grande parte, os sinais e símbolos pagãos”, incluindo a cruz. (Dicionário Vine — O Significado Exegético e Expositivo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento) No entanto, a Bíblia não aprova que símbolos pagãos sejam adotados com o objetivo de se conseguir mais adeptos. —2 Coríntios 6:17.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BTU FOCO TRABALHO