OIIII

A SENTINELA JUNHO DE 2013

 MATÉRIA DE CAPA: QUANDO FICAREMOS LIVRES DO PRECONCEITO?

Preconceito — Um problema mundial

00:00
05:18
JONATHAN, um americano filho de coreanos, sofreu preconceito racial quando era criança. Depois de adulto, foi morar num lugar onde achava que as pessoas não o julgariam por sua aparência ou origem. Ele se tornou médico numa cidade no norte do Alasca, Estados Unidos, onde a fisionomia das pessoas era parecida com a dele. Jonathan tinha esperança de que ali ele finalmente conseguiria escapar do preconceito.
Mas ele perdeu todas as esperanças quando atendeu uma jovem de 25 anos que estava em coma. Quando a jovem acordou e viu Jonathan, o insultou com vários palavrões, mostrando que desprezava profundamente os coreanos. Foi muito doloroso perceber que todas as suas tentativas de fugir do preconceito não haviam adiantado nada.
O que aconteceu com Jonathan revela uma triste realidade. Existe preconceito em todo lugar, onde quer que haja pessoas.
Embora seja muito comum, o preconceito é condenado pela maioria das pessoas. Mas como uma atitude  tão criticada pode ser ao mesmo tempo tão comum? Pelo visto, muitos que desaprovam o preconceito não o percebem em si mesmos. Será que isso pode acontecer com você?

UMA QUESTÃO PESSOAL

Muitas vezes é difícil perceber se temos algum tipo de preconceito. A Bíblia explica o motivo: “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa.” (Jeremias 17:9Nova Versão Internacional) Assim, é fácil nos enganar achando que não somos preconceituosos ou que temos motivos válidos para ter um conceito ruim sobre pessoas de determinados grupos.
Como você sentiria ao se deparar com uma cena assim?
Para ilustrar como é difícil perceber se somos influenciados por algum preconceito, imagine a seguinte situação: Você está andando numa rua sozinho à noite. Dois homens que você nunca viu antes se aproximam. Eles são fortes, e um deles parece carregar algo na mão.
Você concluiria que esses homens representam uma ameaça? É claro que sua intuição talvez lhe diga para ser cauteloso numa situação como essa. Mas não há como determinar se esses homens são realmente perigosos só com base em sua intuição. Uma questão mais importante seria: de qual raça ou grupo étnico você imaginou que esses homens eram? Sua resposta pode revelar muito. Pode indicar até que ponto você foi afetado pelo preconceito.
Na verdade, se pensarmos bem, todos nós somos influenciados por algum tipo de preconceito. A própria Bíblia menciona uma forma de preconceito muito comum: julgar as pessoas pela aparência. (1 Samuel 16:7) Essa é uma tendência humana, e os resultados muitas vezes são desastrosos. Em vista disso, será que é possível superar ou eliminar o preconceito? Algum dia ficaremos livres do preconceito?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BTU FOCO TRABALHO